Terminou o curso de Canto da EMCN, com a classificação máxima, na classe da Prof.ª Ana Paula Russo e participou em cursos de aperfeiçoamento com Sarah Walker, Rudolph Knoll (na Sommer Ackademie do Mazarteum, em Salzburgo), Elisabete Matos, Mara Zampieri e Jill Feldman (XXIII Curso Internacional de Música Antiga de Tomar), entre outros.
Em Londres, trabalhou com Donald Maxwell, Laura Sarti e Lilian Watson.
De regresso a Portugal continua a sua formação com o Prof. João Lourenço.
Iniciou a sua carreira no papel de Pamina na ópera “A Flauta Mágica” a que se seguiram: 2ª Dama e 2º Menino, 1ª Dama e 1º Menino da mesma ópera, Cherubino em “As Bodas de Fígaro”, Donna Anna eZerlina em “Don Giovanni” e Bastiènne em “Bastien e Bastiènne”(Mozart); Clarice em “Il Mondo della Luna” (Avondano); Nora em“Raiders to the Sea” (Vaughan Williams); Inês em “O Trovador” eGrande Sacerdotisa em “Aida” (G. Verdi); Condessa Ernesta em“As Damas Trocadas” (Marcos Portugal), Norina em “Don Pasquale”(Donizzetti) e Voz da Lua na ópera “Crioulo” de Vasco Martins em estreia mundial.
Estreou-se no Teatro Nacional de S. Carlos em Julho de 2006, no elenco da ópera “O Nariz” de Dimitri Chostakovitch, regressando em 2008 e 2009 para mais uma produção de “A Flauta Mágica”.
Sob a direcção de: António Costa, Armando Vidal, Cesário Costa, Donato Renzetti, João Paulo Santos, João Valeriano, José Ferreira Lobo, José Manuel Araújo, José Manuel Brandão, Julia Jones, Pedro Moreira, Pedro Neves, Rui Massena, Rui Pinheiro e Tapio Tuomela, cantou no Festival Musicatlântico, Festival Culturel Européen de Rouen, Festival de Mateus, Festival de Música da Costa do Estoril, Teatro Municipal de São Luiz, Teatro Nacional de São João, Teatro Aberto, Aula Magna UL, Europarque, Centro Cultural de Belém, Centro Cultural Olga Cadaval e no Teatro Camões, entre outros.
Do repertório de Oratória, interpretou, como solista: “Gloria” de Vivaldi, os “Magnificat” de J.S.Bach e Pergolesi, «Don Garcia» de Joly Braga Santos e «Hymno Lusitano» de João Domingos Bomtempo em estreia moderna nacional. Para além disso, apresenta-se frequentemente em concerto, sendo de destacar o recital “Canção e Lied Europeus na Transição Sec. XIX/XX”, a estreia mundial da peça “ceT” do compositor Paulo Ferreira-Lopes, com a Orquestrutópica e o recital “O S. Carlos no séc. XIX - de 1793 a 1828”, integrado no Ciclo Foyer Aberto, no TNSC.
Destacam-se ainda as interpretações de Johanna em “Sweeney Todd”de Sondheim e Egg-Wisk “Evil Machines”, uma fantasia musical de Luís Tinoco e Terry Jones, bem como a participação na peça de teatro «Quando o Inverno chegar», de José Luís Peixoto e Marco Martins, interpretando composições de Pedro Moreira.
É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa.
Programa de casamento com voz (com e sem missa)
Carla Simões
As referidas peças são apresentadas na seguinte ordem que poderá, no entanto, ser alteradas.
À Entrada:
“Ave Maria” de F. Schubert
Marcha Nupcial de Mendelssohn (só Tocado)
Salmo:
Salmo nº 127/128 (caso opte por outro, é necessário partitura)
Após as Leituras:
Aleluia – “Allelluia” (Exultate Iubilate) – W.A. Mozart
Após a Benção e Entrega das Alianças:
1. Domine Deus” – A. Vivaldi
2. Ave Maria” de C. Gounod
3.”One Hand, One Heart” de L. Bernstein
Ofertorio:(se for com missa)
“Agnus Dei” de G. Bizet
Durante a Comunhão: (se for com missa)
1.“Ave Verum Corpus” de W.A. Mozart
2 -He shall feed his flock” de Messias de G.F. Haendel
Acção de graças: (se for com missa)
Quia respexit – J.S. Bach
Final:
1.The Music for the Royal Firewoks de G.F. Haendel
2.Canon de Pachelbel
3.Jesus bleibet meine Freude - J.S.Bach